Carlos R. Cavalcanti con QUANDO SURGIU A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO: As maiores e mais antigas religiões do mundo desconheciam a reencarnação (Portuguese Edition)
Quando surgiu a doutrina da reencarnação? Analisaremos as mais antigas e as maiores religiões do mundo com o objetivo de identificar o momento em que tais ideias começaram a ganhar popularidade.
O homem é um ser religioso. Por mais primitivo que seja, ele tem o conhecimento inato de que existe uma Divindade superior que governa todas as coisas. Por isso, procura, de qualquer forma, se relacionar com esse poder, e assim, cria métodos de relacionamento com o objetivo de receber algo em troca, como por exemplo: proteção nas guerras, contra a fúria da natureza e etc. O homem primitivo estava preocupado com o presente e não com a vida futura.
Quando o “homem religioso” começou a pensar na vida futura, para onde iria depois da morte, se existia ou não vida além da que ele estava acostumado, pensou em uma ressurreição do corpo. Portanto, foi no Egito onde as concepções em torno da ressurreição eram mais evidentes.
A nova forma de explicar as questões da existência humana, afirmando que a alma reencarna em outro corpo depois da morte, surge com os textos filosóficos Upanishad no século VI a.C. Era uma forma fácil e satisfatória de explicar a questão do mal naquela época. Formação: Pastor, Capelão Internacional, Teólogo, Antropólogo, Historiador, Especialista em Arte, Religião e Cultura Judaica.